O nosso bairro foi palco de uma missão especial! O projeto #AquiNãoEstásBem juntou alunos do 8.º B e do 12.º A numa verdadeira operação de investigação e ação ambiental. O objetivo? Identificar e remover plantas invasoras que ameaçam a biodiversidade da zona envolvente ao CED. Mais do que um simples trabalho escolar, este projeto combinou ciência, cidadania ativa e tecnologia , sensibilizando toda a comunidade escolar para os perigos das espécies invasoras. Aprendemos a reconhecer estas plantas, a entender os impactos que causam no ecossistema e, mais importante ainda, arregaçámos as mangas para agir! Foi uma experiência única, onde alunos de diferentes idades colaboraram , partilharam conhecimentos e mostraram que, quando nos unimos por uma causa, conseguimos fazer a diferença. Remoção de espanta-lobos Exposição de cartazes ...
Entre os dias 6 e 10 de maio, decorreu na nossa escola a tão esperada Semana da Agricultura . Durante essa semana, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades relacionadas com o mundo agrícola. Foi uma semana repleta de descobertas, aprendizagens e muita diversão! No dia 8 de maio, tivemos a honra de receber a visita da Quinta do Arrife , representada por António Rosa e Rui Eira. Eles trouxeram uma energia contagiante e organizaram várias atividades práticas e educativas. Entre as atividades, destacaram-se a construção de uma caixa de ninho e a criação de uma horta vertical dentro de uma sala de aula. Essas atividades não só estimularam a criatividade dos alunos, mas também ensinaram a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Espreitem aqui algumas das atividades desenvolvidas! Cartaz de divulgação Horta vertical Recuperação de canteiros - 7º ano Construção de caixas de ninho - pré-escolar Webinar sobre...
No contexto atual, a poluição atmosférica tornou-se uma preocupação global. Conscientes da importância deste tema, os alunos das duas do 8º ano uniram-se num projeto interdisciplinar e de grupo intitulado "O Ar que Eu Respiro" . Este projeto visou não apenas compreender os impactos da poluição atmosférica, mas também encontrar soluções e promover a sensibilização da comunidade educativa. Os alunos do 8º ano do CED NSC propuseram-se a concorrer aos desafios do programa eco-escolas: Painel QualAR , JogAR – Jogo do Ar, ManifestAR – Manifesto pelo Ar. Este projeto teve uma abordagem interdisciplinar, os alunos não se limitaram a estudar a poluição atmosférica apenas nas aulas de Ciências naturais; pelo contrário, integraram conhecimentos de diversas disciplinas, em Físico-química perceberam as reações químicas envolvidas na atmosfera, a Matemática foi utilizada para analisar dados e construir gráficos, a Geografia ajudou a compreender os padrões de dispersão dos poluentes na at...
Comentários
Enviar um comentário