Há INVASORAS na nossa escola!
Já ouviste falar sobre espécies invasoras? Uma espécie que tenha sido introduzida, acidentalmente ou não, fora daquela que é a sua área de distribuição natural designa-se por espécie exótica. Algumas destas espécies encontram um equilíbrio com as espécies nativas, no entanto há algumas que fogem ao controlo do ser humano e provocam impactos muito negativos no ecossistema invadido, e a estas chamamos espécies invasoras . Fomos explorar os pátios da escola para descobrirmos se haveria alguma planta invasora. E não é que descobrimos! No pátio da pré-escolar cresce a invasora conhecida como espanta-lobos ( Ailanthus altissima ). Os alunos do 8ºA, quiseram saber mais sobre esta planta, fizeram pesquisas sobre a sua origem nativa, os impactos e as formas de combate. Ficaram a saber que quando as plantas ainda são jovens é possível a sua remoção manualmente, tendo o cuidado de remover toda a raiz da planta para evitar ressurgimentos. Assim fizeram, de forquilhas e outras ferramen...