Mensagens

O Nosso Eco-Código!

Imagem
A metodologia do programa Eco-Escolas pressupõe e elaboração de um Eco-Código. Este é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros do CED devem seguir. A base do nosso Eco-Código foi feita por uma aluna do 6.º ano, que desenhou e pintou, recorrendo à técnica de pintura mista. Tendo em conta o nosso plano de ação, cada turma do 2.º e 3.º ciclo elaborou frases para o Eco-Código, tendo-se escolhido as mais significativas. O desenho foi digitalizado e as frases foram escritas digitalmente numa fase posterior. Este foi o resultado final:

#AmarOMar

Imagem
No âmbito do concurso Amar o Mar, iniciativa dinamizada pelo programa Eco-escolas, alguns alunos e turmas aceitaram o desafio e fizeram desenhos  que representam esta missão de Amar o Mar. Aqui ficam alguns exemplos:

Foi assim o Dia da Terra no nosso CED.

Imagem
Há 50 anos que se comemora o Dia Mundial da Terra, com o objetivo de chamar a atenção de todos os habitantes do planeta para esta que é a nossa casa e que, por isso, temos de cuidar dela. Os alunos do CED NSC fizeram pequenas atividades para assinalar este dia, tão importante: os alunos do 3.º B colheram e descascaram as favas que semearam em novembro, e com elas irão preparar uma sopa deliciosa; as guardiãs do 6.º B dinamizaram um concurso interguardiões sobre a importância da poupança da água e da energia; os alunos do 8.º ano foram aprender com os guardiões da pré-escolar como se faz vermicompostagem e montaram o compostor no pátio; os alunos do 5.º ano semearam canteiros para polinizadores; os alunos do 9.º ano plantaram alfaces e tomateiros na horta e penduraram a bandeira verde da ABAE, conquistada no ano letivo transato; os alunos do 6.º A e do 7.º B tiraram uma fotografia para o concurso “Embaixadores depositrão”; e as guardiãs do 7.º A monitorizaram os ecopontos do CED. Me...

Programa Eco-Escolas

Imagem
Neste ano letivo o nosso CED participa no programa Eco-Escolas, programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela  Associação Bandeira Azul da Europa ( ABAE), e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Para conseguirmos ter a bandeira verde, o nosso CED tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos: formar o C onselho Eco-Escolas, fazer a a uditoria ambiental, elaborar o p lano de ação, t rabalho curricular, m onitorização e avaliação, e nvolver e informar a comunidade e  construir o nosso  Eco-Código. Para ganharmos  a bandeira verde, temos de concretizar pelo menos 2/3 do nosso plano de ação e realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e do tema do ano (espaços exteriores). Os guardiões fazem parte do Conselho Eco-Escolas, participam nas reuniões e ajudaram a fa...

Vamos Semear Girassóis!

Imagem
Dando seguimento ao plano de ação do projeto Agroescolas, o s alunos  da pré-escolar e  do 1.º ciclo regressaram à escola, em cheio!  Pré-Escolar Para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Poesia, os alunos semearam girassóis e leram o poema "Leilão de Jardim", de Cecília Meireles. Representação do poema "Leilão de Jardim", de Cecília Meireles 1.º Ciclo Os guardiões do 1.º ciclo também semearam girassóis e plantaram ervas aromáticas num canteiro abandonado do CED, para comemorar este dia tão especial. Limparam o canteiro, cavaram, semearam e plantaram, regaram e fizeram moinhos para identificar o canteiro de cada turma.  Fizeram um excelente trabalho!

Clubes Ciência Viva na Escola

Imagem
  O nosso CED pertence à rede de  Clubes Ciência Viva, e o nosso clube  agrega os diversos projetos existentes, estimulando todos os alunos para a aprendizagem da Ciência, já que esta está em todo o lado. De uma forma prática, os alunos desde a pré-escolar ao 3.º ciclo, exploram diferentes áreas científicas.  Vídeo produzido para  1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola (23/02/2021) Para a comemoração do Dia dos Clubes Ciência Viva foi realizada uma reportagem, para o Pavilhão do Conhecimento, em que participaram alguns dos guardiões do ambiente.  Espreitem  aqui... Reportagem  realizada no dia 11/02/2021

Vermicompostagem pelos mais novos.

Imagem
  A pré-escolar tem uma nova horta pedagógica e os alunos iniciaram o processo de vermicompostagem. Fomos saber com estes pequeninos  um pouco mais sobre  o que é este processo. Vejam aqui a nossa reportagem.                                   Reportagem: os guardiões do ambiente da pré-escolar