Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2019

Uma semana de trabalho intenso!

Imagem
Esta semana dedicámo-nos ao diagnóstico inicial, isto é, a contabilizar todo o lixo que produzimos na nossa escola. Antes da contabilização do lixo produzido, preparámos o espaço que acumularia os resíduos e limpámos todos os caixotes da escola. Desde segunda-feira, recolhemos todo o lixo e a separámo-lo por categorias e por dia da semana. Pesámos  também todo o desperdício alimentar do refeitório.

Quanto lixo produzimos?

Imagem
Durante esta semana, estamos a contabilizar todo o lixo produzido na escola, desde as aparas de lápis à sopa que não comemos. Deste modo, gostaríamos de saber a tua opinião. Quanto lixo produz o nosso CED durante uma semana?  Quantos quilos de lixo produzimos numa semana? 100kg a 300kg 300kg a 500kg 500kg a 700 kg 700kg a 1000kg 1000kg a 1200kg 1200kg a 1400kg 1400kg a 1600kg

Fases do projeto Escola Desperdício Zero

Imagem
A implementação do programa  “Desperdício Zero” terá os seguintes momentos: formação dos representantes das escolas do projeto-piloto (10h); diagnóstico inicial: etapa que serve para se ter um entendimento  da situação atual dos resíduos. Para isso, é necessário identificar, classificar, quantificar e expor à comunidade os resíduos gerados na escola; pl ano de ação: implementação de soluções para redução e correto encaminhamento dos resíduos, visando o máximo desvio de aterro sanitário/incineração; formação por setores (professores; colaboradores; responsáveis pela limpeza; trabalhadores da empresa que gere o refeitório; alunos; famílias;...); diagnóstico final: análise quantitativa da geração de resíduos por comparação com o primeiro diagnóstico;   apresentação final dos resultados do projeto.

Uma parceria com a Maria Granel

Imagem
A Maria Granel , na voz da Eunice Maia, sua fundadora, tem um projeto de educação ambiental – programa Z(h)ero  –,  e foi-nos  proposta a sua implementação no nosso CED. Este projeto  tem como principais objetivos capacitar o nosso CED para gerir adequadamente todos os seus resíduos e transformar os alunos e colaboradores em atores de mudança nos seus lares, na comunidade e do mundo. O conceito “Desperdício Zero” prevê a separação dos resíduos diretamente na fonte geradora, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis e a redução, ou eliminação, do encaminhamento destes materiais para aterro sanitário ou incineração. 

Primeiras ações...

Imagem
Do debate criado em cidadania, surgiram várias estratégias, a saber: cartazes elaborados pelas turmas do 8.º ano, o papel de vigilantes ativos no 9.º ano e colocação de contentores na horta para caroços e cascas de fruta, que alimentam o compostor e o vermicompostor da horta. Os guardiões assumiram também o acompanhamento do processo de compostagem da horta. Reunimos com a Eunice Maia, responsável pela mercearia Maria Granel,  primeira loja “desperdício zero” em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel, com vista a delinear um plano de atuação, envolvendo toda a comunidade educativa. Os guardiões do ambiente reuniram-se para pensar sobre este plano, sobre as ameaças/oportunidades e as dificuldades/potencialidades que podemos encontrar durante este projeto.  Decidimos começar por fazer o diagnóstico da escola e por fazer cartazes para divulgar esta ação.

Guardiões do CED NSC

Imagem
Na primeira reunião de trabalho, os guardiões chegaram à conclusão de que o principal problema ambiental do CED era o lixo. Apontaram os locais mais problemáticos e levaram esta questão até às turmas, onde debateram o assunto nas aulas de cidadania.